CoDeputados

logo

CoDeputados Federais

Outra inovação para Ocupar a Política, em Rede, com Zé Gustavo 4018

– Informações Básicas –

 

O que são?

Os CoDeputados são cidadãos que já possuem papel social na perspectiva da Sustentabilidade, e que voluntariamente assumem a corresponsabilidade com Zé Gustavo por seu mandato como Deputado Federal, de forma visível e transparente para a sociedade.

Juntos realizam mais um passo rumo ao sonho de uma Nova Política, na qual o personalismo e individualismo são transformados por uma cultura política na qual as práticas horizontais, colaborativas e abertas têm mais espaço para acontecer. O Deputado se coloca explicita e abertamente como porta voz do conjunto, representando múltiplas perspectivas, agregando diferentes saberes, e capaz de estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Por ser um processo estruturado e intencional, apoiado nas mais atuais tecnologias sociais e de comunicação em rede, a prática dos CoDeputados será bem diferente dos grupos de interesse característicos da velha política. Num Mandato em Rede, os CoDeputados somam suas forças e capacidades para serem pontos de contato entre Congresso Nacional e sociedade. Promovendo diálogo e capilaridade, contribuem para que o muro que separa as pessoas da política seja desfeito.

 

O que fazem?

Os CoDeputados seguem ocupando a vida social e política como sempre fizeram, mas estabelecem uma ponte direta com o mandato do Zé Gustavo e, assim, ocupam o Congresso com a política que vem das pessoas.

Atuam de forma horizontal na perspectiva de colaborar para que os cidadãos possam ocupar o Congresso Nacional. São como os “hackers”, que decifram os códigos e possibilitam a outras pessoas se apropriar daquele conhecimento.

Cada CoDeputado dedica voluntariamente uma parcela de seu tempo (aproximadamente 20 horas/mês) a atividades coordenadas com o mandato, nas quais:

  1. Contribuem com o conteúdo programático, na co-criação de projetos de leis e posicionamentos políticos;
  2. Conectam suas redes temáticas e territoriais;
  3. Participam das decisões estratégicas do mandato;
  4. São porta­-vozes do Deputado junto à sociedade, e vice-versa.

 

Mas o que eles ganham com isso?

Além de fortalecer sua realização pessoal por aprender coisas novas e por aprofundar seu sentimento de pertença à sociedade, o CoDeputado, pode ganhar mais notoriedade para a sua causa ou bandeira ou território; pode ter o apoio do mandato para realizar atividades; e pode se fortalecer ainda mais como liderança de causas e processos sociais nos quais já está envolvido. Atuar como CoDeputado é também uma porta de entrada para atuar na política institucional, sem exigir uma drástica mudança de vida.

 

Que diferença fazem?

Os CoDeputados contribuem para uma efetiva aproximação entre as pessoas e quem as representa no Congresso Nacional. Desta forma, fazem diferença, porque:

  • A sociedade fica mais informada sobre temas relevantes,
  • Os cidadãos ganham novos espaços para influenciar o Congresso Nacional.
  • Os processos e temas que os CoDeputados participam são fortalecidos.
  • O Deputado ganha capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo.
  • Os conhecimentos e capacidade de articulação social do mandato ganham qualidade e escala.
  • Abre-se mais uma brecha no muro que separa as pessoas da vida política.

 

Como funciona?

Inicialmente, serão 40 a 60 CoDeputados, que atuarão com apoio e orientação de uma equipe do Gabinete especificamente dedicada a acompanha-los, possibilitando que os possam:

  • Estar em constante interação, utilizando o máximo potencial das tecnologias de comunicação.
  • Operando em nuvens de colaboração, com interação autônoma entre os próprios CoDeputados, conforme os temas e territórios afins.
  • Realizando ações coletivas, como ações de mobilização,
  • Participar ativamente na governança do mandato.

 

Quem pode ser CoDeputado?

Para tornar­-se um CoDeputado, o ponto de partida é um diálogo com a coordenação do mandato, no qual serão avaliados os critérios: Concordância com os princípios e valores do Candidato e do Mandato; Legitimidade Social; Voluntariedade (CoDeputados não recebem remuneração); ser de Confiança do Candidato.

Cada CoDeputado firma publicamente um Termo de Compromisso, que se baseia na concordância plena com o Manifesto da Campanha #OcupeaPolítica, o Conceito CoDeputados e a Carta da Terra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s