Oficina do Sonhar

OFICINA DO SONHAR

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho
e sobre ele lança toda a força de sua alma,
todo o universo conspira a seu favor.”
Goethe

“Nunca desista dos teus sonhos”.

Esta é uma das afirmações recorrentes feitas por pessoas que realizaram grandes obras. Mas por que é que, muitas vezes, não a colocamos em prática?

Em grande medida a dificuldade de realizarmos algum propósito existe porque desconhecemos a natureza dos nossos sonhos.  

Afinal, o que é um sonho de vida? Que papel desempenha em nosso viver? O que preciso saber para torná-lo realidade?

A Oficina do Sonhar é uma jornada de autoconhecimento e de preparação para a ação transformadora de si e do mundo. É um chamado para escutarmos os sonhos enquanto fonte vital da nossa realização, individual e coletiva.

 

Abordagem da Oficina

Partimos da premissa de que a capacidade de sonhar faz parte da natureza humana. Os sonhos são expressões diretas da Alma, são forças que nos impulsionam a manifestar o que há de melhor em nós no mundo.

Estudamos nosso vínculo com os sonhos contemplando-os em quatro estágios de desenvolvimento: conexão, expressão, manifestação e ancoragem.

No início, cada participante elege um sonho de vida. Em seguida, irá conhecer maneiras novas para lhe dar “voz e vez”, por meio de práticas meditativas, artísticas, corporais e de auto-reflexão.

O trabalho principal é o de desbloquearmos o acesso à voz do “eu que sonha”, a nossa essência criativa. Ao escutá-la com maior nitidez, passamos a discernir o sonhar (enquanto energia criativa vital) do fantasiar (imagens que a mente projeta a partir dos desejos).

Há momentos em que cada participante também entra em conexão com os sonhos dos demais participantes, oferecendo-se como espelho para que a relação de cada um com o seu sonho possa ser vista de novos ângulos. O olhar empático nos impulsiona a enxergar mais longe, e nos ensina a compreender a natureza transpessoal deste fenômeno.

Nossa meta é que cada participante inicie a ancoragem do sonho, uma busca por desvendar no dia-a-dia o que é que cada sonho pede: os medos que precisam ser superados, as virtudes a serem cultivadas, os padrões e heranças que precisam ser integrados, os talentos a serem desenvolvidos.

Ainda que seja permeado por subjetividades, o trabalho é feito com rigor. Nossa base é a ciência de Goethe, que estabelece uma maneira minuciosa de enxergarmos a realidade a partir dos olhos da Alma. Também nos inspiramos nos legados de Jung e de sabedorias de povos ancestrais para dialogarmos com a realidade do subconsciente, que é de onde os sonhos emergem.

Com estes recursos, oferecemos uma maneira radicalmente viva de lidar com nossa intuição, com os sentidos e com os sentimentos, e descobrirmos novos caminhos para que nossa razão possa estar a serviço dos sentimentos mais nobres que nos movem.

Ao final, espera-se que cada pessoa tenha desvendado caminhos novos criar uma outra realidade em sua vida pessoal, social e profissional: a que segue os ditames do coração.

 

O Facilitador

 

Eduardo Rombauer, 39, é mestre em Prática Social Reflexiva pela London Metropolitan University, é escritor facilitador de processo de desenvolvimento humano e organizacional, e atua como formador de facilitadores e jovens lideranças. Depois de colaborar com a realização de incontáveis sonhos individuais e coletivos, criou a Oficina dos Sonhos como maneira de compartilhar este que é o componente central em sua caminhada: o chamado que os sonhos sejam honrados como as expressões diretas da Alma.

 

Anúncios