o cultivo das virtudes

 

Seja a mudança que você quer ver no mundo“. A célebre frase de Gandhi tornou-se mantra para quem se dedica a qualquer tipo de transformação voltada ao bem comum. Mas, como é que podemos levar a cabo esta ideia?

 

O cultivo das virtudes é um conjunto de oficinas designados a qualquer pessoa que se sinta desafiada a superar ou aprimorar alguma prática em sua vida pessoal, profissional ou social, e que esteja disposta a explorar sua própria prática como matéria-prima de autoconhecimento.

Com base na abordagem reflexiva de desenvolvimento inspirada em W. Goethe e nos conceitos de virtude e de prática cunhados por Alasdir MacIntyre, o programa oferece uma série de exercícios e leituras para identificarmos e nutrirmos as virtudes que cada situação vivida nos desafia a manifestar, na prática.

Já  o cultivo das virtudes nas organizações  é voltado a indivíduos e coletivos que desejam descobrir novas maneiras de agir para transformar alguma situação social, de modo que os propósitos coletivos sejam manifestos na prática com maior inteireza.

As oficinas também complementam a formação profissional de:

  • Educadores que buscam abordagens inovadoras de formação e desenvolvimento humano.
  • Gestores e líderes de organizações que desejam implementar mudanças de cultura organizacional.
  • Ativistas que reconhecem a autotransformação como um alicerce para as mudança sociais.
  • Facilitadores, consultores, terapeutas entre outros profissionais que atuam transformação de valores no âmbito individual, familiar e social.

 

Módulos oferecidos

  • o cultivo das virtudes: introdução

1 encontro com duração de 4 a 6 horas, para grupos de até 30 pessoas.

  • o cultivo das virtudes: aprofundamento

2 a 4 encontros com duração total de 16 horas, para grupos de até 30 pessoas. (requer participação no módulo introdutório) 

  • o cultivo das virtudes nas organizações

2 a 4 encontros com duração total de 20 horas, para grupos de até 20 pessoas. (pode ser customizado para organizações que tenham a necessidade de uma intervenção sistêmica).

 

Anúncios