Intergeracionalidade

O tema da Intergeracionalidade surgiu em minha vida com um profundo significado a partir da prática como ativista social. Desde minha primeira iniciativa aos 18 anos, o movimento Sarau, contei com pessoas mais experientes que apostaram em meus sonhos, não apenas oferecendo espaço e recursos, mas principalmente: oferecendo-me sua sabedoria. Passei a sentir-me profundamente motivado a fazer o mesmo com os mais jovens que eu.

Numa época em que “Protagonismo Juvenil” por um momento tornei-me uma espécie de ícone desta tendência, até quando eu via estes jovens sendo basicamente treinados a reproduzir uma visão de mundo, seja dos partidos, seja das ONGs, que reproduzia um dos aspectos mais graves de nossa sociedade: o sectarismo, a fragmentação, a competição por recursos e verdades. Senti-me profundamente motivado a reverter estes padrões, a partir do projeto “Opção Jovem”, apoiado pela FES.

Num curso que obtive em 2002 em Budapest, conheci o princípio de que “uma geração aprende com a outra”, e mais adiante encontrou sua principal expressão na Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, e, na sequência, a criação da REJUMA. Foi assim que integrei a perspectiva de intergeracionalidade com o tema de desenvolvimento sustentável, em várias outras iniciativas (ver abaixo).

Atualmente, considero que a intergeracionalidade permite acessarmos nossas “inteligências coletivas” a partir de um lugar mais abrangente: o de uma sabedoria prática transformadora. Qualquer pessoa, grupo, organização ou campo de atuação que busque contribuir efetivamente com o curso da história, não tem como fugir desta prerrogativa: o saber prático (phronesis) que necessitamos para transformar o mundo está contido num lugar aparentemente invisível, porém vital, edificado a partir do saber que é sustentando entre gerações ao longo da história. Percebo que quem não desenvolve a capacidade de dialogar com estas forças vitais profundas contidas nas relações intergeracionais, está fadado a atuar de modo superficial e efêmero. Por isso advogo em prol de nutrirmos elos intergeracionais em todos os campos de práticas transformadoras.

 

Veja alguns videos de projetos intergeracionais em que participei ativamente:

Conferência Internacional de Juventude pelo Meio Ambiente (ConfInt):

E video que apresenta o processo da ConfInt:

A Intergeracionalidade na origem do MovMarina:

Trecho de evento sobre diálogos intergeracionais na Rio+20:

A Voz das Avós:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s