sobre

Facilitador, ativista político e escritor, Eduardo Rombauer é bacharel em Relações Internacionais pela PUC/SP e mestre em Prática Social Reflexiva pela LMU (London Metropolitan University), com pesquisa voltada às inovações na política.

Como facilitador, realiza mediações de decisões de alta complexidade, consultorias em desenvolvimento organizacional e é formador no curso “A essência da facilitação“. Os principais clientes são: Movimento Todos pela Educação, WWF, Greenpeace, Oxfam, Sistema ONU (PNUMA, PNUD e OIT), Secretaria Geral da Presidência da República e os Ministérios do Planejamento, da Cultura e da Educação. E os principais parceiros: Instituto REOS, Instituto Fonte, Instituto Geração, Integrah.

Como ativista da inovação política,  atua principalmente com a formação de novas lideranças e com movimentos de renovação política e de formulação de novas perspectivas de futuro para o país. É membro da equipe de coordenação do Fórum do Amanhã e integrante dos movimentos Acredito e Nova Democracia. Colabora com Update Politics, Escola SchumacherCIVICUS, IDS, Jogo da Política e Virada Política, entre outros.

Como escritor, é articulista da seção “mosaico” da Revista Página 22 (Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV). Em 2002 publicou o livro “Métodos e Atitudes para facilitar reuniões participativas” e atualmente trabalha em seu segundo livro, “O vazio no poder – a reinvenção do Ser Político”, que oferece uma abordagem radicalmente viva para quem deseja transformar a política e a si mesmo de maneira conjugada.

Minha caminhada – um resumo

 

Aos 18 anos, em 1998,  com apoio do Centro Cultural Elenko, iniciei um movimento de saraus entre jovens urbanos de São Paulo, nos quais o caráter espontâneo-criativo, comunitário e anárquico eram as tônicas. Os saraus, uma prática desconhecida da minha geração, tornaram-se ambiente onde diversos artistas iniciaram suas trajetórias (entre eles o Teatro Mágico, o Catito Carvalho, Nô Stopa e Fala Mansa).

Este movimento me aproximou do Instituto Polis, que passou a difundir a iniciativa e me colocar em contato com o mundo da transformação social e política. Em 2000 assumi a coordenação da Rede Jovem da Aliança por um Mundo Responsável e Solidário, dedicada a realizar articulações e convergências entre jovens ativistas e organizações de juventude. Destacaram-se o apoio ao Fórum Brasileiro de Juventude, o Comitê Jovem de Facilitação e Registro do Fórum Social Mundial e o que desembocou no Parlamento Mundial de Juventude, na Austrália. Neste caminho colaborei também para que a Fundação Friederich Ebert (FES) iniciasse sua atuação em juventude, através do projeto Opção Jovem, que reunia jovens de partidos e de ONGs em projetos de formação em políticas públicas.

Nestes anos iniciais descobri minha vocação como facilitador (moderador, anfitrião) de diálogos e processos participativos. Ganhei uma bolsa de estudos como moderador de grupos com a dupla H+K. Formei-me também em sociopsicodrama com Marisa Greeb e trouxe para o Brasil a metodologia Delibera para grandes grupos. Minha primeira experiência profissional foi a mediação do Conselho do Orçamento Participativo de São Paulo e diversas oficinas de formação dos conselheiros locais em metodologias para facilitação de reuniões. Concluindo esta experiência, em 2003 publiquei o livro “Métodos e Atitudes para Facilitar Reuniões Participativas” e mudei-me para o Acre.

Em 2003 integrei a equipe de coordenação do planejamento estratégico do governo do Acre. Com a eleição de Lula, a diretriz por um governo participativo aumentou exponencialmente a demanda por facilitadores e especialistas em novas metodologias. Acabei por mudar-me para Brasília e aprestar serviços a nove ministérios e à ENAP, tendo contribuido majoritariamente com a gestão Gilberto Gil no Ministério da Cultura, além de 11 conferências nacionais. Concluí esta etapa como redator das diretrizes do Plano Nacional de Cultura.

Em 2008 constituí uma empresa – a holon soluções integrativas.  Neste grupo criamos inovações para desenho de processos e metodologias participativas, a exemplo das Conferências Livres. Neste período passei a atuar profissionalmente no campo de desenvolvimento organizacional, tendo como principal cliente a WWF-Brasil. Passei a me aprofundar em estudos do desenvolvimento e em 2009 adentrei o grupo “Artistas do Invisível” junto ao Instituto Fonte, com Allan Kaplan.

Paralelamente, passei a dedicar-me a uma experiência política nova, o Movimento Marina Silva Presidente, e mas tarde tornei-me parte da equipe de coordenação da campanha de Marina Silva à Presidência, em 2010. Em 2011 passei a atuar como consultor independente, me tornei associado do IDS, participei da criação do Movimento Nossa Brasília e integrei a equipe do Vitae Civilis, onde trabalhei com desenvolvimento organizacional, governança e articulações na Rio+20, até setembro de 2012, e depois disso me tornei também um de seus membros associados. Neste período conheci o Deputado Distrital Joe Valle, colaborando com sua equipe no Mandato Brasília Sustentável, até o início de 2014.

Ainda em 2012 iniciei mestrado em “Práticas Sociais Reflexivas”, pela London Metropolitan University, no qual aprofundei minha percepção sobre a prática política a partir de uma abordagem fenomenológica. Em 2013 e 2014 voltei a atuar com formação de jovens lideranças, atuando principalmente junto ao Instituto Geração no tema Transformação Pública.

Em 2013 fui ativo no processo de fundação da Rede Sustentabilidade, em 2014/2015 participei da criação do Update Politics.

Em 2015, concluí o mestrado com a dissertação “The Art of Spaciousness“, que estuda a integração da prática fenomenológica de desenvolvimento social com a transformação política. Retomei os trabalhos de consultoria em desenvolvimento, e iniciei novos projetos com ênfase em desenvolvimento humano, a exemplo da Oficina das Virtudes.

 

 

Anúncios

5 responses to “sobre

  1. Não é sem razão que me sinto enormemente privilegiado em poder tê-lo como amigo. Parabéns pela tua fantástica experiência e contribuição de vida. Tenho aprendido muito contigo e te sou grato por isso. Conte sempre comigo no pouco que eu puder contribuir muito. Te desejo sempre todo o sucesso do mundo e que os nossos sonhos se tornem realidade. Eu ACREdito firmemente nisso. Forte abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s