sobre

Facilitador, educador político e escritor, Eduardo Rombauer é bacharel em Relações Internacionais pela PUC/SP e mestre em Prática Social Reflexiva pela LMU (London Metropolitan University).

Como facilitador, possui vasta experiência em mediações de decisões de alta complexidade, consultorias em desenvolvimento organizacional. Coordena o curso “A essência da facilitação“, além de oferecer diversas oficinas de desenvolvimento humano, como a Oficina do Sonhar e a Oficina das Virtudes.

Como educador político,  atua principalmente com a formação de novas lideranças e com movimentos de renovação política e de formulação de novas perspectivas de futuro para o país. É membro da equipe de coordenação do Fórum do Amanhã e colabora com Update Politics, CIVICUS, IDS Virada Política, entre outros.

Como escritor, foi articulista da seção “mosaico” da Revista Página 22 (Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV). Em 2002 publicou o livro “Métodos e Atitudes para facilitar reuniões participativas” e em 2018 o livro “O vazio no poder – a reinvenção do Ser Político”, que oferece uma abordagem radicalmente viva para quem deseja transformar a política e a si mesmo de maneira conjugada.

Minha caminhada – um resumo

 

Aos 18 anos, em 1998,  com apoio do Centro Cultural Elenko, iniciei um movimento de saraus entre jovens urbanos de São Paulo, nos quais o caráter espontâneo-criativo, comunitário e anárquico eram as tônicas. Os saraus, uma prática desconhecida da minha geração, tornaram-se ambiente onde diversos artistas iniciaram suas trajetórias (entre eles o Teatro Mágico, o Catito Carvalho, Nô Stopa e Fala Mansa).

Este movimento me aproximou do Instituto Polis, que passou a difundir a iniciativa e me colocar em contato com o mundo da transformação social e política. Em 2000 assumi a coordenação da Rede Jovem da Aliança por um Mundo Responsável e Solidário, dedicada a realizar articulações e convergências entre jovens ativistas e organizações de juventude. Destacaram-se o apoio ao Fórum Brasileiro de Juventude, o Comitê Jovem de Facilitação e Registro do Fórum Social Mundial e o que desembocou no Parlamento Mundial de Juventude, na Austrália. Neste caminho colaborei também para que a Fundação Friederich Ebert (FES) iniciasse sua atuação em juventude, através do projeto Opção Jovem, que reunia jovens de partidos e de ONGs em projetos de formação em políticas públicas.

Nestes anos iniciais descobri minha vocação como facilitador (moderador, anfitrião) de diálogos e processos participativos. Ganhei uma bolsa de estudos como moderador de grupos com a dupla H+K. Formei-me também em sociopsicodrama com Marisa Greeb e trouxe para o Brasil a metodologia Delibera para grandes grupos. Minha primeira experiência profissional foi a mediação do Conselho do Orçamento Participativo de São Paulo e diversas oficinas de formação dos conselheiros locais em metodologias para facilitação de reuniões. Concluindo esta experiência, em 2003 publiquei o livro “Métodos e Atitudes para Facilitar Reuniões Participativas” e mudei-me para o Acre.

Em 2003 integrei a equipe de coordenação do planejamento estratégico do governo do Acre. Com a eleição de Lula, a diretriz por um governo participativo aumentou exponencialmente a demanda por facilitadores e especialistas em novas metodologias. Acabei por mudar-me para Brasília e aprestar serviços a nove ministérios e à ENAP, tendo contribuido majoritariamente com a gestão Gilberto Gil no Ministério da Cultura, além de 11 conferências nacionais. Concluí esta etapa como redator das diretrizes do Plano Nacional de Cultura.

Em 2008 constituí uma empresa – a holon soluções integrativas.  Neste grupo criamos inovações para desenho de processos e metodologias participativas, a exemplo das Conferências Livres. Neste período passei a atuar profissionalmente no campo de desenvolvimento organizacional, tendo como principal cliente a WWF-Brasil. Passei a me aprofundar em estudos do desenvolvimento e em 2009 adentrei o grupo “Artistas do Invisível” junto ao Instituto Fonte, com Allan Kaplan.

Paralelamente, passei a dedicar-me a uma experiência política nova, o Movimento Marina Silva Presidente, e mas tarde tornei-me parte da equipe de coordenação da campanha de Marina Silva à Presidência, em 2010. Em 2011 passei a atuar como consultor independente, me tornei associado do IDS, participei da criação do Movimento Nossa Brasília e integrei a equipe do Vitae Civilis, onde trabalhei com desenvolvimento organizacional, governança e articulações na Rio+20, até setembro de 2012, e depois disso me tornei também um de seus membros associados. Neste período conheci o Deputado Distrital Joe Valle, colaborando com sua equipe no Mandato Brasília Sustentável, até o início de 2014.

Ainda em 2012 iniciei mestrado em “Práticas Sociais Reflexivas”, pela London Metropolitan University, no qual aprofundei minha percepção sobre a prática política a partir de uma abordagem fenomenológica. Em 2013 e 2014 voltei a atuar com formação de jovens lideranças, atuando principalmente junto ao Instituto Geração no tema Transformação Pública.

Em 2013 fui ativo no processo de fundação da Rede Sustentabilidade, em 2014/2015 participei da criação do Update Politics.

Em 2015, concluí o mestrado com a dissertação “The Art of Spaciousness“, que estuda a integração da prática fenomenológica de desenvolvimento social com a transformação política. Retomei os trabalhos de consultoria em desenvolvimento, e iniciei novos projetos com ênfase em desenvolvimento humano, a exemplo da Oficina das Virtudes.

 

 

Anúncios

5 responses to “sobre

  1. Não é sem razão que me sinto enormemente privilegiado em poder tê-lo como amigo. Parabéns pela tua fantástica experiência e contribuição de vida. Tenho aprendido muito contigo e te sou grato por isso. Conte sempre comigo no pouco que eu puder contribuir muito. Te desejo sempre todo o sucesso do mundo e que os nossos sonhos se tornem realidade. Eu ACREdito firmemente nisso. Forte abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s