MovMarina Fase 4: pré-campanha (fevereiro a junho de 2010

Características: aproximações com Marina, equipe da campanha e juventude do PV; composição de um grupo de co-gestão do site; elaboração participative das ideias-força; encontros criativos; novos elementos simbólicos e slogans para a campanha.

O ano de 2010 começou com algumas aproximações entre o “grupo da Marina” e o Movimento: nos bastidores, lideranças do Movimento foram convidadas a participar de algumas reuniões de apoiadores da candidatura de Marina, outros foram chamados a colaborar com o programa de governo. E, na internet, o blog de Marina foi lançado com a logo que havia se destacado no âmbito do movimento e um link com destaque para a página do Movimento.

A formação de grupos locais demonstrava ser uma atividade muito difícil de ser fomentada sem pessoas com dedicação para apoiá-las, e a tentativa de viabilizar apoio financeiro a uma equipe de apoio à organização dos voluntários não vingou. Outra estratégia de gestão foi então adotada: a formação de uma equipe ampliada integrando membros mais ativos e com competências relacionadas à organização e mobilização social. A equipe iria construir, dentro de suas possibilidades e limitações, uma estratégia para o Movimento durante a campanha.

As principais ações conjuntas deste grupo foram o incentivo à formação de grupos estaduais, a elaboração participativa das ideias-força do movimento e a realização de um “Encontro Criativo” em abril. Este encontro foi um marco na gestão do movimento, porque promoveu a assunção coletiva das responsabilidades de coordenação do site e o surgimento de novas estratégias de mobilização.

Os principais frutos do encontro criativo foram a campanha “Eu sou + 1” (que inspirou o slogan “Seja +1” que mais tarde viria a ser utilizado pela campanha official) o manual de facilitação para encontros criativos, o Encontro de Juventude com Marina, as “Marininhas”, entre outras ideias.

Em maio o Movimento encontrou-se pela primeira vez com Marina, em Belo Horizonte. Na ocasião foram apresentadas para Marina as ideias-força, e o diálogo teve como tema o “novo jeito de fazer política”. Marina emocionou-se ao lembrar de Chico Mendes, afirmando que as ideias-força são muito semelhantes à sua prática política. O encontro colaborou para esclarecer a identidade do movimento perante a mídia e também fortaleceu os princípios e a ideia do “novo jeito de fazer política” (que mais tarde viria a se tornar um dos motes centrais da campanha de Marina).

Em junho, quando na convenção nacional do PV foi lançada a candidatura de Marina, e membros do Movimento e apresentou um video contando a história do “chamado das 700 crianças”, com a presença das crianças do video. Esta intervenção também lançou o catavento como novo elemento simbólico, representando “os novos ventos que movem o Brasil”.

Em junho, na cidade de Itu, o encontro Nacional de Juventude com Marina Silva aproximou a juventude do PV ao Movimento. O principal fruto deste encontro foi a concepção das Casas de Marina como estratégia de mobilização para a campanha.

Anúncios

One response to “MovMarina Fase 4: pré-campanha (fevereiro a junho de 2010

  1. Pingback: O processo do Movimento Marina Silva: esboço de um relato | blog do Eduardo Rombauer·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s