MovMarina Fase 2: Reinício (abril de 2009 a agosto de 2010)

Características: chamado das crianças, novo grupo de jovens ambientalistas, mobilização virtual, objetivo de mobilizar pessoas defender a candidatura de Marina.

Em abril de 2009, no encerramento da III Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, 700 crianças representando 3 milhões de participantes em 12 mil escolas de todo o país, clamaram em coro “Brasil, Pra Frente, Marina Presidente” – após uma palestra de Marina sobre o tema “Vamos Cuidar do Brasil.”

Alguns jovens ambientalistas que acompanhavam o encontro, mobilizados pelo chamado das crianças, resolveram reativar o movimento e procuraram integrantes do grupo inicial. Formou-se então um novo grupo determinado a firmar esta ideia.

Marina foi informada da decisão, e mesmo com sua manifestação de não-adesão à ideia, o grupo recomeçou com força revigorada, tendo em mente criar uma pressão popular para Marina disputar internamente no PT a vaga de candidata à Presidência – ou então que outro partido embarcasse na ideia. O primeiro passo foi criar um site com tecnologia para rede social e uma carta-convite, que demarcava algumas ideias-força fundamentais do movimento, dentre as quais:

– candidatura pedagógica: Apostamos no potencial político e pedagógico de uma liderança Feminina, Brasileira e Planetária que expressa o paradigma emergente da Democracia com Sustentabilidade.

– uma nova forma de fazer política através das redes sociais: Este movimento é uma expressão da força inovadora das redes sociais, que prenunciam um outro modo de construir legitimidade. Daqui em diante não mais se poderá restringir aos partidos a escolha de nossas lideranças. Os membros dos partidos ficam com os olhos enviesados em suas dinâmicas internas e esquecem da sociedade e das outras formas de vida.

– todos somos responsáveis: Nós, cidadãos e cidadãs, precisamos assumir as responsabilidades que temos para com o conjunto de nossa sociedade e com os outros seres da Natureza, e tomar parte das escolhas que afetam a todos e a cada um. Temos uma chance real agora.

– o objetivo de convencer Marina: Este é também um esforço coletivo para que Marina Silva seja sensibilizada a esta proposta. Quanto maior o apoio dos cidadãos e cidadãs, maior a chance de Marina assumir a força de sua liderança, e somar-se ao nosso propósito.

– uma firme posição apartidária e independente, para tentar evitar maiores problemas para Marina junto o PT: IMPORTANTE: esta iniciativa é formada apenas por cidadãos de modo apartidário e não possui vínculo com a própria Marina Silva

A rede virtual cresceu rapidamente e em maio de 2009 e ganhou visibilidade na internet, chegando a 4 mil integrantes.

Certo dia, uma Carta de um dirigente estadual do Partido Verde dirigido a Marina convidando-a a filiar-se ao PV para ser candidata à presidência. A carta foi publicada no site do Movimento, como forma de pressionar ambos os partidos a levarem mais seriamente esta possibilidade. Também foi criado um Fórum de discussão qual o partido mais adequado para Marina se candidatar, no qual muitas vozes indicavam que o PV seria o melhor partido.

Segundo relatos de membros da direação do PV, esta movimentação gerou repercussão no partido dentro e fora do Brasil, e assim contribuiu para que resolvessem convidar Marina. Cumpria-se assim o propósito da carta-convite.

Anúncios

One response to “MovMarina Fase 2: Reinício (abril de 2009 a agosto de 2010)

  1. Pingback: O processo do Movimento Marina Silva: esboço de um relato | blog do Eduardo Rombauer·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s